Fortalecer o sistema imunológico é essencial para manter a saúde em dia. Neste post, vamos falar sobre algumas dicas simples e práticas para aumentar a imunidade, desde melhorar o sono até cuidar da alimentação e reduzir o estresse.
1. Durma Mais
Uma das melhores maneiras de otimizar o sistema imune é dormir bem. Por que dormir é tão importante? O sono ativa o sistema imune, que combate infecções e faz varreduras no organismo que previnem o câncer ou outros sinais de doença. A privação do sono deprime o sistema. Tente dormir 30 minutos mais cedo, mantendo o mesmo horário de ir dormir e de acordar todos os dias, com o objetivo de alcançar de sete a nove horas de sono noturno. Evitar a cafeína depois das 16h e o álcool ou alimentos algumas horas antes de dormir pode levar a um sono mais restaurador.
2. Comece a se mover mais
Praticar exercícios regularmente é outra chave para apoiar o sistema imune. Os exercícios reduzem a pressão arterial, o colesterol e o risco de doenças cardíacas, diabetes, depressão e muito mais. O exercício também melhora o fluxo sanguíneo para o cérebro, as habilidades de pensamento, a saúde dos ossos e aumenta as substâncias químicas do corpo para “sentir-se bem”.
3. Reduza o estresse
O estresse crônico tem muitos efeitos negativos sobre a saúde, e um sistema imune suprimido parece ser um deles. Isso pode ser devido aos produtos químicos, como o cortisol, que o corpo libera quando no modo “lutar ou fugir”. “Os níveis elevados de cortisol diminuem a resposta imunológica, inibindo especificamente os glóbulos brancos. Parar um pouco, respirar fundo e se acalmar, ajuda a reduzir os níveis de cortisol, adicionar meditação e yoga também faz muito bem para nossa saúde mental, assim como o contato com a natureza.
4. Melhore sua alimentação
A boa nutrição desempenha um papel importante na manutenção de um sistema imune saudável. Por exemplo: “As fibras afetam positivamente os microrganismos intestinais que auxiliam na imunidade. Frutas e vegetais fornecem vitaminas, minerais e antioxidantes que também auxiliam a função imunológica”. Varie as cores de frutas e vegetais para incluir muitos antioxidantes diferentes que são protetores contra doenças. Além de ingerir muitas frutas e vegetais, você deve seguir uma dieta rica em legumes, grãos integrais, peixes, oleaginosas e sementes.
5. Aumente o consumo de água
Entre 60% e 70% de nosso corpo é constituído por água: ela é essencial para o funcionamento de todas as células e órgãos, inclusive os responsáveis pela defesa contra agentes infecciosos. Uma hidratação inadequada resseca as mucosas e as tornam vulneráveis às infecções, compromete as funções do sistema imunitário, estimula a inflamação, sobrecarrega o coração e os rins, compromete as funções cognitivas do cérebro e causa fadiga e desmaios. As perdas diárias de água pela urina, suor, evaporação pela pele, respiração e fezes precisam ser repostas por água pura.
6. Reduza o consumo de bebidas alcoólicas
A Organização Mundial de Saúde (OMS), fez algumas recomendações e alertas para a população, para que se atentem aos efeitos adversos do álcool e reduza o seu consumo. Dentre elas, podemos destacar que o álcool aumenta os sintomas de transtorno mentais, como síndrome do pânico, ansiedade e depressão, e também o risco de violência familiar e doméstica. O álcool é uma droga psicotrópica que causa depressão no sistema nervoso central (SNC) e também uma das substâncias mais usadas mundialmente, sua ação a longo prazo sobre o cérebro pode acarretar degeneração desse tecido com morte de neurônios e, assim, comprometer as funções desse órgão, como a memória.
7. Especialmente na Irlanda, cuide com o Choque Térmico
A mudança brusca de temperatura afeta todo o organismo, ocasionando uma queda na imunidade e podendo desencadear casos de alergia. Quando você tem uma temperatura alta, a tendência é que sua pressão seja mais baixa e o seu metabolismo também. Com uma mudança brusca [de temperatura], você acaba sendo exposto a situações de compensação, e também a processos alérgicos. Quem também sofre com a queda brusca de temperatura é o coração. A diminuição muito brusca de temperatura causa vasoconstrição, ou seja, passa menos sangue pelas veias e artérias. Para compensar, o coração tem que trabalhar mais.
Transforme Sua Saúde com Acompanhamento Nutricional Personalizado!
Se você sente desejos constantes de comer açúcar e alimentos mais gordurosos, não está sozinha. Entenda os motivos e como lidar com isso.
O objetivo é ajudar a restaurar o equilíbrio natural da dopamina, que é essencial para o nosso humor, motivação e capacidade de experimentar prazer.
Separei algumas dicas essenciais para te ajudar a fazer melhores escolhas na hora de comprar alimentos na Europa e no mundo!