Se você sente desejos constantes de comer açúcar e alimentos mais gordurosos, não está sozinha.
Isso não é apenas falta de controle, vai além. Muitas vezes, buscamos os açúcares e carboidratos para aliviar o estresse e melhorar o humor, como uma forma de “recompensa”. Ao consumir esses alimentos, nosso corpo libera serotonina, o que pode gerar uma sensação momentânea de bem-estar, mas é um alívio temporário e que pode gerar problemas:
Um estilo de vida sedentário aliado ao consumo excessivo de açúcar, gorduras e carboidratos está por trás do aumento de casos de obesidade, e a OMS, 39% da população adulta no mundo está com sobrepeso. Isso não é só sobre aparência, está diretamente ligado à saúde física e mental e ao aumento de problemas como ansiedade, depressão e doenças crônicas.
Comer por Conforto
Muita gente recorre aos alimentos quando está estressada, cansada ou sobrecarregada. É o famoso comer emocional. Nosso corpo libera substâncias para reduzir o estresse, mas também cria uma espécie de “dependência”, fazendo com que você continue buscando alimentos que te trazem esse alívio rápido.
Mas aqui está o ponto: comer é uma necessidade, mas não precisa ser apenas para confortar. Quando a comida vira uma forma de lidar com problemas, você perde o controle sobre o que está consumindo. A comida é emocional, mas não pode ser a base da sua saúde mental.
Como Mudar Esse Ciclo?
O primeiro passo é entender que as vontades por açúcar estão, muitas vezes, ligadas ao seu estilo de vida e emoções. Quando sabemos disso, é mais fácil tomar medidas para melhorar. E sim, é possível mudar o paladar! Com o tempo, o seu corpo vai preferir alimentos que realmente nutrem e trazem benefícios de longo prazo.
Não é uma mudança rápida, mas, com paciência e consistência, você pode começar a fazer escolhas mais saudáveis, que trazem mais qualidade de vida, energia e bem-estar.
Apoie sua saúde mental
Busque por hobbies e outras atividades que proporcionem calma, desconexão e relaxamento. Pode ser um esporte, meditação, leitura, pintura, qualquer projeto que você se interesse e traga essas sensações. Isso ajuda a reduzir o impulso de recorrer à comida como uma forma de conforto, melhorando sua relação com alimentação e também sua saúde mental.
Se você sente que o açúcar está te controlando e quer mudar esse hábito, agende sua consulta e vamos juntas rumo a um relacionamento mais saudável com a comida e nutrição do seu corpo – com uma dieta feita para sua necessidade, realmente sustentável e gostosa.
Tenha uma nutri que entende sua rotina e te ajuda a alcançar um corpo saudável, com uma dieta personalizada para seus objetivos.
Se você sente desejos constantes de comer açúcar e alimentos mais gordurosos, não está sozinha. Entenda os motivos e como lidar com isso.
O objetivo é ajudar a restaurar o equilíbrio natural da dopamina, que é essencial para o nosso humor, motivação e capacidade de experimentar prazer.
Separei algumas dicas essenciais para te ajudar a fazer melhores escolhas na hora de comprar alimentos na Europa e no mundo!